Feromônios e suor

Calor enlouquece amantes de pés

Pé tem cheiro característico
Mesmo sem chulé, o pé tem um cheiro característico. Todos os animais produzem certas substâncias no corpo que exalam odor, são os feromônios. Eles servem para identificar o indivíduo e, em certos animais, como forma de atração do sexo oposto.
O Guia dos Curiosos; Duarte, Marcelo; Cia. das Letras.


Pesquisa explica atração sexual pelo cheiro
Cientistas americanos conseguiram identificar o processo químico da atração sexual desencadeada pelo olfato. O estudo, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Maryland, traz detalhes do funcionamento dos feromônios - hormônios do corpo, cujas secreções atraem o sexo oposto. Nos [outros] animais, já está comprovada a importância dos feromônios para o relacionamento sexual. Em algumas espécies de mamíferos, como o homem, entretanto, ainda não é possível saber com precisão como esses hormônios agem. A pesquisa foi publicada pela revista britânica Nature. Os pesquisadores identificaram nervos no nariz que são altamente seletivos e capazes de identificar feromônios em minutos. Os nervos fazem parte do órgão vomeronasal, uma estrutura localizada um centímetro após as narinas. O estudo sugere que o órgão "traduz" os feromônios em respostas elétricas, regulando a atração sexual nos mamíferos. “Com a capacidade de visualizar a atividade funcional dos feromônios, em combinação com manipulações genéticas, seremos capazes de decifrar a comunicação dos feromônios entre os mamíferos”, afirmou um dos pesquisadores. O resultado, segundo os cientistas, indica que esses nervos podem ser os mais sensíveis detectores quimícos dos mamíferos.
Do clipping diário de notícias do PlanetaVida

A atração sexual do suor
Nova pesquisa comprova os efeitos de substâncias da transpiração na capacidade de despertar a atração sexual. Um laboratório quer usá-los para tratar problemas sexuais.
O amor não começa quando os olhares se encontram, mas sim um pouco mais embaixo, no nariz. "Há circuitos que vão do olfato até o cérebro e levam uma mensagem muito clara: sexo", explica María Rosa García Medina, especialista em sentidos químicos do Laboratório de Pesquisas Sensoriais do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet), da Argentina.
Durante o último encontro anual da Sociedade Britânica de Psicologia, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Northumbria, em Newcastle-upon-Tyne, anunciou o resultado de um estudo sobre a influência de determinadas substâncias do suor, os feromônios, na capacidade de atração sexual. O estudo baseou-se na projeção de fotografias de homens para diferentes grupos de mulheres, que avaliavam cada um segundo seu sex-appeal. A classificação "atraente" era mais freqüente quando os cientistas borrifavam o ambiente com feromônios. Segundo Nick Neave, chefe da pesquisa, os mais beneficiados pelo efeito afrodisíaco do suor foram os homens de aparência mais comum.
Amor ao "primeiro cheiro"
Um tradicional exemplo do estreito vínculo entre olfato e desejo é a síndrome de Kalman, um quadro genético de alteração hormonal que prejudica a puberdade e que está acompanhado por uma ausência congênita do olfato. Com a ajuda de tratamento, esses pacientes chegam a ter níveis normais de hormônios, mas não recuperam o olfato e isso têm efeitos diretos em sua vida afetiva.
"No consultório atendo pacientes com problemas de olfato, todos com dificuldades no plano sexual. Uma paciente me disse que desde que perdera o olfato não tinha vontade de ter relações sexuais com o marido", conta García Medina. 
Salutia

Os feromônios ou as feromonas (do grego phero, "transmitir", e hormona, "excitar") são substâncias químicas que, captadas por animais de uma mesma espécie (intraespecífica), permitem o reconhecimento mútuo e sexual dos indivíduos. Os feromônios excretados são capazes de suscitar reações específicas de tipo fisiológico e/ou comportamental em outros membros que estejam num determinado raio do espaço físico ocupado pelo excretor. Existem vários tipos de feromônio, como os feromônios sexuais, de agregação, de alarme, entre outros.
Pesquisar mais

Ver ainda

"Meu namorado adora o cheiro dos meus pés"
Podólatra gato rouba bota e meia após lamber pé de mulher
"Cheira meus pés", ela ordenava docemente
"Desde pequeno sinto uma vontade louca de cheirar pés femininos"
"Os pé dela tinham um cheiro adocicado, penetrante, estranho, indescritível."
De vilão a afrodisíaco: a magia do chulé feminino



👠 Telegram channels: Podolatria | Podogram | Femdom | Livros

Nenhum comentário: